Professores da rede estadual seguem diálogo com a população, agora em feiras livres
Publicado: 11 Setembro, 2024 - 14h52 | Última modificação: 11 Setembro, 2024 - 15h01
Escrito por: Luana Capistrano SINTESE
Como parte da nossa agenda de luta para o mês de setembro, seguimos mobilizados e vamos ocupar as feiras livres, em todas as regiões do estado, para dialogar diretamente com a população sobre os motivos pelos quais professoras e professores da rede estadual de ensino de Sergipe precisam continuar o processo de resistência, diante do fechamento do canal de negociação por parte do governo de Fábio Mitidieri.
As ações durante este mês fazem parte do “setembro de luta do magistério”, com uma série de atividades deliberadas em assembleia pelas professoras e professores da rede estadual, no final do mês de agosto.
As atividades nas feiras livres terão início na próxima sexta-feira, dia 13. Nesta data estaremos na feira do conjunto Castelo Branco, em Aracaju, às 7h30 da manhã. Na sequência, professoras e professores seguem para a feira livre do conjunto Medici.
Também na sexta, dia 13, faremos panfletagem na feira de Campo do Brito, a partir das 7h. Veja abaixo a agenda completa das nossas ações de luta
O presidente do SINTESE, professor Roberto Silva, explica que o intuito destas ações é mostrar à sociedade, as mães e pais de nossos estudantes como o governo de Fábio Mitidieri tem de fato tratado professoras e professores e porque é necessário seguir em luta.
“O governador e o secretário de estado da educação, Zezinho Sobral, tentam vender ao povo de Sergipe uma imagem de diálogo, de negociação, de condições de trabalho e valorização de professores e professores, enquanto, na verdade, os canais de negociação estão fechados. Professoras e professores seguem desvalorizados, com perdas mensais em seus salários de 53%, diante de uma série de negação e congelamento de direitos garantidos por Lei. Queremos mostrar ao povo que enquanto Fábio Mitidieri gasta 100 milhões em festas, a educação e futuro de crianças e jovens de Sergipe não são prioridades, uma vez que o governador faz a opção de submeter professores a um grave processo de desvalorização”, explica o presidente do SINTESE.
O professor Roberto Silva aproveita e convoca a categoria a estar presente nas ações dos próximos dias.
“Precisamos seguir unidos. Por isso, é fundamental que professoras e professores, em todo o estado, busquem se somar nas atividades que serão feitas em suas regiões. Fiquem atentos as datas da nossa agenda de luta. Procurem a sede e as subsedes do SINTESE, caso tenham qualquer dúvida. Vista a sua camisa preta e venha com a gente porque o governador desvaloriza professor e quer nosso luto: a resposta será nossa luta. Vamos mostrar a nossa força ”, convoca.
Agenda de luta
13 de setembro (sexta-feira)
Aracaju: 7h30 – panfletagem na Feira do conjunto Castelo Branco, em seguida, panfletagem feira do conjunto Médici
Campo do Brito: 7h – panfletagem na feira do município
15 de setembro (domingo)
Itaporanga d’Ajuda: 7h – panfletagem no desfile cívico do município
Divina Pastora: 7h – panfletagem no desfile cívico do município
Capela: 15h – panfletagem no desfile cívico do município
16 de setembro (segunda-feira)
Ribeirópolis e Malhador: 7h – Panfletagem na feira de Ribeirópolis e, em seguida, panfletagem na feira de Malhador
22 de setembro (domingo)
Nossa Senhora do Socorro: 8h – panfletagem na feira do conjunto João Alves
23 de setembro (segunda-feira)
Nossa Senhora das Dores: 8h – panfletagem na feira do município