Projeto Café com Paulo Freire inicia hoje encontros de formação no Sindoméstico/Se

Publicado: 20 Outubro, 2023 - 16h49 | Última modificação: 20 Outubro, 2023 - 17h09

Unindo educação, terapia e valorização da auto-estima, na tarde desta sexta-feira, dia 20 de outubro, às 14h, professoras, terapeutas e dirigentes do Sindoméstico/Se (Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Domésticos de Sergipe) iniciaram na sede do sindicato, localizado na Rua Propriá, N°: 376, esquina com Siriri, as aulas de alfabetização do projeto Café com Paulo Freire.

A presidenta do Sindomestico/Se, Maria Aparecida Marques, acrescenta que no turno da manhã, nos dias de segunda-feira, as trabalhadoras domésticas que chegarem ao sindicato ou à Casa das Domésticas (que funciona no mesmo prédio) procurando emprego serão acolhidas por terapeutas do projeto Café com Paulo Freire.

"É muito difícil enfrentar a realidade do desemprego. É angustiante e desesperador viver na incerteza do que comer e passando por privações de todo tipo. Então através deste projeto, faremos o acolhimento com terapia para empoderar e reerguer essas mulheres desempregadas que sempre chegam com a auto-estima muito abalada", declarou Maria Aparecida.

Diretora da Central Única dos Trabalhadores (CUT/Sergipe), do Sindoméstico e da Fenatrad (Federação Naciona das Trabalhadoras Domésticas), Quitéria Santos explicou que as aulas de alfabetização são importantes e estão abertas as vagas para todas e todos os interessados, e mesmo quem não seja trabalhadora/or doméstica/o pode participar.

A professora Ana Cristina, uma das idealizadoras do Projeto, explica a inspiração em Paulo Freire para batizar a proposta pedagógica que reune esforços de professoras, terapeutas e dirigentes do Sindoméstico. "Somos trabalhadoras de diferentes áreas e Paulo Freire fala em todas nós".

O lançamento do Projeto Café com Paulo Freire aconteceu no dia 17 de outubro, às 17h, e contou com apresentação do Coral do Sintese.