Protesto pela paz leva bandeira da Palestina ao Palácio do Governo de Sergipe

Publicado: 08 Novembro, 2023 - 13h45 | Última modificação: 08 Novembro, 2023 - 14h02

Escrito por: CUT Sergipe

Pela paz na Palestina e em defesa da vida de todos os povos, na manhã desta quarta-feira, dia 8 de novembro, as centrais sindicais, os movimentos sociais, sindicatos, trabalhadores sem teto da Ocupação Valdice Teles protestaram na porta do Palácio dos Despachos, em Aracaju, contra a decisão do Governo de Sergipe de hastear a bandeira de Israel frente ao contexto de extermínio do povo Palestino.

A aracajuana mulçumana Clara Virgínia Silva manifestou seu repúdio contra a atitude do governador de Sergipe Fábio Mitidieri. “Eu me senti extremamente ofendida pela atitude do governador de hastear a bandeira de Israel. Foi horrível assistir o estado de Sergipe abraçando o sionismo dessa forma, abraçando o genocídio. Enquanto aracajuana, pagadora dos meus impostos, digo que isso não me representa, não representa a minha família, ninguém aqui é a favor da violência. Somos a favor da vida e isso não é justo”, criticou Clara Virgínia.

O Sheikh Ahmad Bilal participou do protesto e contou um pouco sobre a dor das famílias palestinas destruídas porque há muitas décadas sofrem ataques do estado de Israel, tendo escolas e hospitais palestinos bombardeados, numa atitude covarde e genocida. “Imagine termos 2,5 milhões de pessoas vivendo em 365 metros quadrados. É um em cima do outro. Onde eles jogarem uma bomba vão acertar alguém, vão destruir algo. São 370 palestinos assassinados por dia”, denunciou.

O Sheikh Ahmad Bilal explicou que em 1948, mais de 800 mil palestinos foram forçados a deixar suas casas e seguem sendo expulsos de sua terra natal sem ter para onde ir.

Ivonete Cruz, dirigente nacional da CUT e dirigente da CNTE, ressaltou que não acredita no pedido de desculpas do governador de Sergipe. “Cada um de nós da esquerda sabemos porque levantamos a nossa bandeira. Este é um protesto muito importante. Não podemos aceitar que o governador de Sergipe hasteie a bandeira de uma nação que está cometendo um crime de genocídio. Ainda é uma atitude que combina com o perfil de um governador desumano e privatista que quer vender o estado de Sergipe e está tirando direitos dos trabalhadores”, criticou Ivonete.

O presidente da CUT/Sergipe, Roberto Silva falou sobre o protesto construído por diversas entidades do movimento sindical, do movimento social, das religiões, e mais de 100 organizações que manifestaram solidariedade ao povo palestino na última sexta-feira. “E na segunda-feira, vimos o prédio principal do nosso estado, a sede do Poder Executivo do estado de Sergipe com a bandeira de um estado fascista que está exterminando a população da Palestina”, denunciou Roberto.

Luiz Garcia, petroleiro aposentado e diretor da CUT/SE, reforçou que a mobilização construída pelos sindicatos de Sergipe é fundamental. “A CUT está fazendo um papel muito bonito em defesa dos oprimidos, dos violentados, e está se manifestando contra a atitude do governador de apoiar o massacre fascista contra o povo palestino. Além disso, Fábio Mitidieri retira direito dos trabalhadores, e tensiona privatizar a água no Estado de Sergipe, vai deixar a população mais carente sem água, que é um bem essencial à vida. Está fazendo um governo desumano e a CUT deve seguir crescendo com esse objetivo de ajudar os pobres, ajudar os trabalhadores e denunciar esta crueldade”.

Acesse as redes sociais da CUT Sergipe para ver vídeos e fotos do protesto de hoje que contou com a presença de dirigentes sindicais do SINDIPEMA, SINTESE, SINDIJUS, SINDSEMP/SE, SINDIJOR, CUT, CNTE, UGT, CSP-Conlutas, MTST, MOTU, MPA, Consulta Popular/Levante Popular da Juventude, Coletivo Quilombo, Afronte, USES e Mandato do deputado federal João Daniel (PT).