Psicólogos e Assistentes Sociais discutem na Seduc melhoramentos do Programa Acolher

CONVITE: assistentes sociais e psicólogos realizam hoje, às 19h30, uma Plenária Unificada online para discutir posicionamentos da Seduc. Para participar, obtenha o link de acesso junto ao SINDASSE ou SINPSI

Publicado: 11 Abril, 2023 - 08h54 | Última modificação: 11 Abril, 2023 - 09h42

Assistentes sociais e psicólogos se reuniram com o secretário de Estado de Educação e Cultura, Zezinho Sobral, para discutir melhoramentos ao Projeto de Lei 111/2023 que cria o Programa Acolher. O projeto institui o trabalho de equipes multiprofissionas, compostas por psicólogos e assistentes sociais, na rede pública estadual de ensino de Sergipe.

A reunião aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 10 de abril, na Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEDUC) e foi intermediada pelo gabinete da deputada estadual Carminha Paiva (PR).

O objetivo da reunião foi discutir a criação dos cargos efetivos de assistentes sociais e psicólogos na Educação. Nesse sentido, após caloroso debate entre representantes dos trabalhadores e gestores, não houve muito avanço.

O secretário Zezinho Sobral informou que não vai alterar o PL n° 111/2023, mas se comprometeu em dialogar com a Secretaria de Administração do Estado para verificar a possibilidade de criar um grupo de trabalho (GT) com o objetivo de, futuramente, criar os cargos efetivos dessas áreas no quadro de pessoal da SEDUC, por meio de um plano de cargos, carreira e vencimento (PCCV) que os regulamente. O secretário se comprometeu em dar uma resposta às categorias sobre o GT na próxima semana.

Participaram da reunião com o secretário de Educação e Cultura, representantes da Frente Sergipana pela Inserção do Assistente Social e Psicólogo na Educação, Sindicato dos Assistentes Sociais (SINDASSE), Sindicato dos Psicólogos (SINPSI), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), Conselho Regional de Psicologia (CRP), Coletivo de Assistentes Sociais Resistência e Luta, Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e a Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social (ENESSO).

PLENÁRIA

As entidades sindicais que representam essas categorias profissionais, CRP e a Frente convidam os/as assistentes sociais e psicólogos/as para uma Plenária Unificada, nesta terça-feira (11), às 19h30min, que será realizada de forma "on line", para avaliarem os posicionamentos da SEDUC, apresentados até agora, e definir as próximas ações coletivas das categorias. O link de acesso à plenária pode ser solicitado pelos trabalhadores junto ao SINDASSE e SINPSI.