Escrito por: CUT Sergipe

Reunião para o Pós Grito dos Excluídos aprova Calendário de luta

O movimento sindical, o movimento religioso católico e os movimentos sociais de Sergipe se reuniram nos dias 3 e 10 de outubro para discutir a construção do Pós Grito dos Excluídos com atividades de luta nos meses de outubro e novembro.

No dia 22 de outubro, próximo domingo, das 7h às 12h da manhã, na Paróquia São Pedro Pescador, no Bairro Industrial, haverá café da manhã e ‘Formação 3T - Terra, Teto e Trabalho’, com o professor do Departamento de Filosofia da UFS, Romero Venâncio.

Marcha da Consciência Negra e Jornada Mundial dos Pobres

Em formato de cortejo cultural do Descidão dos Quilombolas e MCs Hip Hop, a proposta é que neste ano a Marcha da Consciência Negra se some à Jornada Mundial dos Pobres em Aracaju fortalecendo a luta contra o racismo e para dar visibilidade à pobreza e exclusão social. O percurso previsto é a saída da Catedral de Aracaju até o Quilombo da Maloca. Outras bandeiras de lutas devem compor o protesto como a denúncia das privatizações dos serviços públicos nas áreas da saúde, educação e assistência social e a luta pela valorização dos servidores públicos.

Com o objetivo de discutir sobre a construção da Marcha da Consciência Negra e da Jornada Mundial dos Pobres, em Aracaju, previstas para o dia 18 de novembro de 2023, haverá uma nova reunião na terça-feira, dia 24 de outubro, às 18h30 na Paróquia São Pedro Pescador, no bairro Industrial, Av João Rodrigues, Nº 425, todos os coletivos e movimentos sociais podem participar.

Guerras
Para tratar das guerras em curso na Ucrânia e na Palestina e a situação da classe trabalhadora e da esquerda brasileira, já está previsto um debate com o professor Valter Pomar (UFABC) e com representantes do Centro de Estudos Árabes da UFS. A atividade de formação acontecerá no auditório da Central Única dos Trabalhadores (CUT Sergipe).

Na próxima sexta, dia 20/10, na Paróquia São Pedro Pescador, às 19h, haverá reunião para a construção do ato unitário ainda no mês de outubro sobre a questão do genocídio palestino.