Escrito por: Iracema Corso

Sábado tem Marcha da Consciência Negra pelas Ruas do Centro de Aracaju

O protesto construído pelo Fórum Negro terá a participação da Pastoral da População em Situação de Rua e a Marcha Mundial dos Pobres

CUT-SE

A Marcha da Consciência Negra em Aracaju vai fortalecer a luta contra o genocídio da população negra em Sergipe. A atividade de luta de combate ao racismo, está sendo construída pelo Movimento Negro, por meio do Fórum Negro (Fórum de Organizações Negras de Sergipe Contra o Racismo e Pela Democracia).

O protesto que percorrerá algumas Ruas da capital será realizado neste sabádo (18), com concentração a partir das 15h, na Catedral Metropolitana, no Centro. Antes do início da marcha haverá um culto ecumênico reunindo movimentos religiosos de matriz africana, movimento católico e lideranças religiosas evangélicas. Veja abaixo o percurso da marcha.

A secretária de Combate ao Racismo da Central Única dos Trabalhadores (CUT/Sergipe), Arlete Silva Costa, explicou que a luta por uma política de segurança pública efetiva, sem racismo e que não perpetue a violência contra a população negra de Sergipe é uma pauta muito importante neste dia.

“Marcharemos contra o genocídio da população negra de Sergipe. A Pastoral da População em Situação de Rua trouxe também a Marcha Mundial dos Pobres para se somar a este protesto, e são lutas que caminham lado a lado, pois é principalmente a população negra de Sergipe que se encontra em situação de vulnerabilidade social. É um cenário que só vai piorar caso o governador Fábio Mitidieri privatize a água, o saneamento, a saúde pública, por isso também vamos lutar em defesa do serviço público no Dia da Consciência Negra e assim construiremos uma marcha unificada com o apoio de todas as centrais sindicais e movimentos sociais”, revelou Arlete Silva.

Percurso da Marcha

O Coletivo Descidão dos Quilombolas vai acompanhar todo o percurso desde a catedral, passando pela Rua Santo Amaro até a Praça da Rodoviária Velha. Depois o cortejo vai pela Rua Divina Pastora até entrar na Rua Porto da Folha. Em seguida, percorre a Rua Porto da Folha e entra à esquerda na Rua Propriá seguindo por ela até encontrar a Rua Riachão já na altura do Quilombo da Maloca.

Censo Quilombola e Indígena é hoje

Na noite desta sexta-feira, dia 17 de novembro, A Frente Popular Sergipe convida os movimentos sociais, sindicatos, coletivos e a população para participarem da atividade Censo 2022: Quilombolas e Indígenas em Sergipe.

Os dados serão apresentados pela Coordenação Técnica do IBGE. A apresentação se insere nas atividades do Dia Nacional do Combate ao Racismo e nas ações do mês da Consciência Negra.

As informações do Censo Demográfico, realizado pelo IBGE, são ferramentas fundamentais para o conhecimento da realidade regional e servem como um poderoso banco de dados para os Movimentos Sociais reivindicarem políticas públicas e ações do estado na promoção de igualdade.