MENU

Sem Anistia pra golpista! Domingo tem Ato Político Cultural na Praia da Cinelândia

Publicado: 12 Dezembro, 2025 - 18h59 | Última modificação: 12 Dezembro, 2025 - 19h24

Escrito por: Iracema Corso

notice

A população de Sergipe vai se encontrar no próximo domingo, às 16h da tarde, na Praia da Cinelândia, em Aracaju, numa Manifestação política e cultural contra anistia para golpista e pela derrubada do PL da Dosimetria.

Em defesa da democracia brasileira o protesto vai denunciar o autoritarismo no Congresso Nacional que na última terça-feira, dia 9 de dezembro, realizou mais uma sessão plenária de retrocesso democrático enquanto o Brasil dormia.

Na sessão, o deputado federal Glauber Braga (Psol) ocupou a cadeira da presidência da Câmara em sinal de protesto, mas dessa vez não houve a mesma tolerância que tiveram os deputados bolsonaristas em situação semelhante. Glauber Braga foi agredido junto com deputadas e deputados de esquerda e retirado à força do plenário da Câmara Federal.

Outro retrocesso democrático grave: teve agressão dos profissionais da imprensa que estavam trabalhando e foram impedidos de entrar no plenário, além disso, houve a interrupção do sinal de transmissão de imagens da TV Câmara para que a população não assistisse o que estava acontecendo na Câmara Federal.

Nesta mesma madrugada, foi aprovado o projeto de lei para reduzir as penas de todos os condenados por tentativa de golpe contra a democracia brasileira no dia 8 de janeiro de 2023.

Graças à mobilização da população brasileira e de artistas em apoio ao deputado federal Glauber Braga, no dia seguinte, dia 10 de dezembro, o plenário da Câmara dos Deputados rejeitou a cassação de Glauber Braga, que terá suspensão por seis meses. 

A vice-presidenta da CUT-SE, a jornalista Carol Rejane, defendeu que é preciso ocupar as ruas para fazer valer a vontade da população brasileira que segue indignada.

“É muito grave o que aconteceu na Câmara dos Deputados nesta semana. A agressão de jornalistas não pode ser ignorada. O que a presidência da Câmara quer esconder dos jornalistas brasileiros? Precisamos ocupar as ruas nesse domingo para fortalecer a democracia e cobrar a devida punição para todos os golpistas que tentaram derrubar a nossa democracia. É urgente também eleger um Congresso Nacional que lute por melhorias para a vida da população brasileira”, afirmou Carol Rejane.

Acesse as redes sociais da CUT-SE e ajude a divulgar a programação cultural confirmada para o próximo domingo, às 16h, na Praia da Cinelândia.