Seminário de Construção da Agenda de Desenvolvimento do Nordeste do Fórum das CUTs
Em Recife, dirigentes sindicais da CUT dos 9 estados nordestinos têm Seminário de estudos e debates. Missionário de Sergipe assassinado há 7 dias, Uílson de Sá, é homenageado por sua luta e resistência
Publicado: 03 Dezembro, 2022 - 12h18 | Última modificação: 03 Dezembro, 2022 - 12h57
Escrito por: Iracema Corso
A quarta, quinta e sexta-feira, dias 30/11, 1 e 2/12, foram dias de estudo e formação sindical para sindicalistas de todos os estados nordestinos. Reunidos em Recife, este grupo de trabalhadoras e trabalhadores participou do Seminário de Construção da Agenda de Desenvolvimento do Nordeste do Fórum das CUTs para 2023.
O objetivo do Seminário foi alinhar as estratégias e desafios do movimento sindical a partir das demandas vindas de todos os estados e assim assumir o protagonismo do debate, avançando nas conquistas e definindo os eixos primordiais para esse novo ciclo de mudanças na região Nordeste.
Participaram do Seminário: Maria Madalena Oliveira (Presidente da CUT/BA), Secretário-Geral Adjunto da CUT, Aparecido Donizete da Silva, Diego Pessoa (Subsecretário Executivo do Programa Consorcio Nordeste), Fausto Augusto Júnior (Diretor Técnico do Dieese) e o Deputado federal Carlos Veras (PT/PE).
A delegação da CUT Sergipe presente foi formada pelos dirigentes sindicais: João Fonseca, Joelma Dias, Cláudia Oliveira, Ivan Calazans, Jackson Ribeiro, Alberto Marques, Maria Perpétua do Socorro, Maria Aires Oliveira, Evandro da Silva, Jociel da Conceição e Raildo Santos.
Homenagem a Uilson de Sá
No Seminário de Construção da Agenda de Desenvolvimento do Nordeste do Fórum das CUTs para 2023 foi feita uma mística em homenagem ao Missionário sergipano Uilson de Sá, assassinado em sua residência em Aracaju há 7 dias. Houve exibição de vídeo em homenagem ao senhor Uílson, declamação da oração de São Francisco de Assis e leitura do texto ‘Relato de uma Mangabeira’, escrito por ele.
O Fórum das Cuts Nordeste, formado por dirigentes dos nove estados, enviou uma bandeira com assinatura de todos os membros para ser entregue à senhora Rosenaide de Sá, a mãe de Uílson, como forma de demonstrar apoio e solidariedade. A entrega da bandeira por dirigentes da CUT Sergipe aconteceu sábado de manhã, dia 3 de dezembro, após a Missa de 7º Dia do Senhor Uílson, na Região das Mangabeiras, no bairro 17 de Março, em Aracaju.