Seminário de Economia Solidária reúne trabalhadoras/es do campo, das águas e urbanos

Publicado: 04 Setembro, 2024 - 16h15 | Última modificação: 04 Setembro, 2024 - 16h49

A Central Única dos Trabalhadores (CUT/Sergipe) promoveu o Seminário sobre Economia Solidária na manhã desta quarta-feira, dia 4/9, na sede do SINDISAN com o intuito de difundir informações e importantes debates sobre a temática.

Segundo o presidente da CUT/SE, Roberto Silva, é urgente que todas as dúvidas das trabalhadoras e dos trabalhadores sejam resolvidas para que o recurso e a política pública cumpram seus objetivos.

"Precisaremos promover, junto ao Ministério do Trabalho, onde está a Secretaria da Economia Solidária, uma reunião para tirarmos todas as dúvidas e viabilizar o acesso aos recursos de fundo perdido. O recurso existe, mas nao está chegando na conta das entidades que realizam o trabalho da economia solidária", alertou Roberto Silva, presidente da CUT/SE.

Com público predominantemente feminino, o Seminário reuniu mulheres ribeirinhas de Ilha da Flores e Brejo Grande, trabalhadores da agroecologia, trabalhadoras domésticas e militantes do movimento sindical e movimentos sociais.

As regras para a concessão de microcrédito e Pronaf B, para trabalhadores da área rural e das águas foram apresentadas por Natanael Macedo da Silva, Gerente de Negócios do Escritório Regional do Crediamigo.

José Alisson, Gerente do Crediamigo, apresentou as condições e cenário do microcrédito para trabalhadoras e trabalhadores da área urbana. De acordo com José Alisson, 70% do público atendido pelo Crediamigo é feminino e a taxa de adimplência é de 97%.

Cláudia Pereira do Fórum Estadual de Economia Solidária trouxe informes e encaminhamentos das conferências que estão sendo construídas nos 8 territórios de Sergipe.