MENU

Sergipe participa do Dia Nacional de Mobilização “Mulheres Vivas – Feminicídio NÃO!”

É domingo (07/12), às 8h30, nos Arcos da Orla de Atalaia, em Aracaju

Publicado: 05 Dezembro, 2025 - 14h00 | Última modificação: 05 Dezembro, 2025 - 14h03

Escrito por: Divulgação

notice

No próximo domingo, 07 de dezembro, às 8h30, Sergipe se une ao Dia Nacional de Mobilização “Mulheres Vivas – Feminicídio NÃO!”, um ato público que acontecerá com concentração nos Arcos da Orla de Atalaia, em Aracaju. A atividade integra uma agenda nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres, convocando a sociedade a manifestar repúdio ao avanço dos casos de feminicídio e demais formas de violência machista no país.

O ato busca dar visibilidade à grave realidade vivida pelas mulheres brasileiras. Atualmente, o Brasil registra 15 tentativas de feminicídio por dia e 4 mulheres assassinadas diariamente, consolidando-se como o 5º país mais violento do mundo para mulheres. A mobilização também ocorre após os brutais casos de violência noticiados nos últimos dias, nacionalmente, por Allane de Souza e Layse Costa que tiveram suas vidas interrompidas por feminicídio no Rio de Janeiro. Por Tainara Souza e Evelyn de Souza que foram vítimas e sobreviveram à tentativas brutais de feminicídio, e todas as mulheres que já sofreram ou estão em situação de violências de gênero.

A iniciativa convoca a participação de organizações sociais, coletivos feministas, movimentos populares, mães, jovens, mulheres em sua diversidade e homens aliados na luta por uma vida livre de violência. O objetivo é fortalecer a mobilização e apelo social pela urgência do combate e enfrentamento ao feminicídio e às violências machista, sexual e misógina no nosso país, destacando a proteção das vidas das mulheres e meninas negras, que são as mais atingidas por esses crimes segundo dados oficiais.

“É preciso dizer basta. O Brasil precisa ouvir a nossa voz”, destaca a organização local do ato, reforçando a importância da mobilização coletiva diante do crescimento dos índices de violência contra mulheres e meninas.

O protesto ocupará as ruas e também as redes sociais, com a hashtag #MulheresVivas, incentivando a ampla participação da população sergipana.


Ato Público

O quê: Ato “Mulheres Vivas – Feminicídio NÃO!”
Quando: Domingo, 07 de dezembro, às 8h30
Onde: Arcos da Orla de Atalaia – Aracaju/SE