Escrito por: Iracema Corso

“Sergipe precisa de uma Secretaria de Mineração e Fertilizantes”, diz SINDIMINA

Sindicato dos Trabalhadores da Mineração alerta que Sergipe é um Estado com grande potencial de produção de fertilizantes, extração de petróleo e outros minérios

Com a eleição de novo quadro de políticos no Estado de Sergipe, o SINDIMINA (Sindicato dos Trabalhadores da Mineração de Sergipe) tem a expectativa de que exploração de petróleo, minérios e a produção de fertilizantes volte a ser impulsionada gerando emprego e renda na região.

Desde as eleições, o presidente do SINDIMINA, Álvaro Luiz, fala sobre a riqueza natural de Sergipe para a produção de fertilizantes, a extração de petróleo e outros minérios.

“Esperamos dos políticos eleitos que eles viabilizem o aproveitamento de nossas riquezas. Temos um porto para escoar a produção. E como estamos agora? Capela: abandonado; São Cristóvão, Santo Amaro, Santa Rosa, municípios com Potássio que nunca foi explorado. Temos minério de Ferro em Gararu. Na divisa entre Sergipe e Alagoas, temos Ouro e Prata, que nunca foram explorados. Isso pode gerar emprego e renda para a nossa população. É claro, que isso tudo além do Petróleo”, enfatizou Álvaro.

O dirigente sindical reforçou que os novos políticos eleitos precisam ajudar o Estado a se desenvolver a partir das suas potencialidades. “O que nos falta é incentivo, é vontade política. Queremos que seja criada uma Secretaria de Mineração e Fertilizantes para cuidar melhor dos recursos naturais do nosso Estado e ajudar no desenvolvimento de Sergipe”, acrescentou Álvaro Luiz.

O presidente da FITEM (Federação Nacional dos Trabalhadores da Mineração), Luismar de Sousa, apontou que os dados socioeconômicos de Sergipe precisam melhorar e isso depende do desempenho dos políticos eleitos. "Precisamos que os políticos eleitos realmente olhem para este Estado. Nos representem, vistam nossa camisa e assumam o compromisso de lutar pelo desenvolvimento de Sergipe, pela geração de emprego e renda”, afirmou Luismar de Sousa, presidente da FITEM.