Escrito por: Iracema Corso

Sergipe protesta em defesa da democracia e contra tentativa de golpe de Estado

A invasão terrorista da sede dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário em Brasília gerou uma onda de protestos na maioria dos estados brasileiros em defesa da democracia na tarde desta segunda-feira, dia 9 de janeiro. Em Sergipe, todas as centrais sindicais e coletivos dos movimentos sociais ocuparam a Praça do Mini Golfe no bairro 13 de Julho, em Aracaju, para manifestar o apoio à democracia e ao Estado Democrático de Direito.

Frente aos terroristas que invadiram a sede dos três Poderes, a falta de resistência da segurança nacional e da Polícia Militar em Brasília permitiu a destruição do patrimônio público. O clima de violência começou com o desmonte dos acampamentos em frente aos quarteis militares. Em Belo Horizonte e Recife, jornalistas foram agredidos por terroristas bolsonaristas numa tentativa de impedir o trabalho da imprensa.

Ainda aconteceram convocações nas redes sociais para atos terroristas fracassados em refinarias de petróleo da Petrobrás. Bolsonaristas fizeram protestos na pista que dá acesso às refinarias de Canoas/RS e Araucária/PR, Manaus/AM e São José dos Campos/SP, no entanto, a Polícia Militar impediu bloqueios na pista e junto à PRF continua monitorou a região de acesso às 9 demais refinarias da Petrobrás.

Ao longo de todo o dia, organizações sindicais, universidades e vários representantes dos poderes públicos emitiram Notas de Repúdio contra atos de vandalismo no Congresso Nacional, no STF e no Palácio do Governo.

Durante a manifestação em Aracaju, o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE), Roberto Silva, declarou que a população brasileira não pode ficar refém do terrorismo político e padecendo com a falta de segurança pública diante deste tantos ataques violentos contra a democracia. O presidente da CUT Sergipe cobrou uma posição firme do governador de Sergipe em relação aos terroristas de Sergipe que participaram da tentativa de golpe de Estado.

“O que ocorreu em Brasília é grave e não podemos minimizar. É preciso punir todos os terroristas que estiveram em Brasília. Estamos aqui em frente à OAB, junto a vários advogados, e precisamos cobrar do governador Fábio Mitidieri a identificação destes terroristas de Sergipe que foram até Brasília para atacar de morte a nossa democracia”, afirmou Roberto Silva.

Confira, na transmissão ao vivo do ato através do Facebook da CUT Sergipe, o pronunciamento da vice-presidenta da CUT/SE, Ivônia Ferreira e de Ivonete Cruz e a vereadora Ângela Melo, que integram a direção nacional da CUT. Nas redes sociais da CUT Sergipe você também pode conferir mais fotos e vídeos da manifestação.

No dia seguinte ao protesto, aconteceu uma plenária dos movimentos sociais e do movimento sindical que decidiu pela construção de uma manifestação Por Direitos e Democracia no Centro de Aracaju, na próxima sexta-feira, dia 13 de janeiro, com a concentração marcada para as 15h, na Pça General Valadão. Se você defende a democracia brasileira, esta luta também é sua.