Sergipe realiza Conferência Estadual Popular de Educação
Publicado: 31 Março, 2022 - 10h15 | Última modificação: 31 Março, 2022 - 10h34
Escrito por: Caroline Santos - Assessoria de Comunicação SINTESE
Culminando as conferências intermunicipais realizadas em fevereiro, movimentos ligados à educação popular realizam na próxima quinta, dia 31, a partir das 19h no Centro de Vivência da UFS a Conferência Estadual Popular de Educação – CONEPE.
A CONEPE/SE terá como tema “Educação Pública e Popular se constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire.
A conferência estadual é mais uma etapa de construção da Conferência Nacional Popular de Educação que acontece em julho no Rio Grande do Norte.
Para debater o tema, foram convidados o economista Samuel Santana Silva que vai tratar de “Educação Direitos Humanos e Diversidade: justiça social e inclusão”, Andreia Militão, professora da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul e dirigente da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação – ANFOPE que vai dialogar sobre “Valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde”, além de Fabio Perboni, professor da Universidade Federal da Grande Dourados que vai tratar da “Gestão Democrática e financiamento da Educação: participação, transparência e controle social”.
O tema da CONAPE 2022 é “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as”, e como lema “Educação pública e popular se constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire” e está dividida nos seguintes eixos:
EIXO I – Décadas de lutas e conquistas sociais e políticas em xeque: o golpe, a pandemia e os retrocessos na agenda brasileira;
EIXO II – PNE, Planos Decenais, SNE, Políticas Setoriais e Direito à Educação;
EIXO III – Educação, direitos humanos e diversidade: justiça social e inclusão;
EIXO IV – Valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde;
EIXO V – Gestão democrática e financiamento da educação: participação, transparência e controle social;
EIXO VI – Construção de um projeto de nação soberana e de Estado democrático em defesa da democracia, da vida, dos direitos sociais, da educação e do PNE.
A participação do público em geral é livre, mas só serão escolhidos para serem delegados e representar Sergipe na CONEPE quem participou das conferências intermunicipais realizadas no mês de fevereiro. O comprovante vacinal será exigido para participação no evento.