Servidores deliberam luta por Auxílio Saúde e Jornada de 30h em Glória

Publicado: 20 Junho, 2022 - 15h17 | Última modificação: 20 Junho, 2022 - 15h27

Escrito por: Comunicação Sindiserve Glória

Os servidores reunidos em assembleia deliberaram luta para a Prefeitura implantar o Auxílio Saúde e a continuidade da luta pela Jornada de Trabalho de 30 horas para todos os servidores. Durante a assembleia, também foram discutidas as pautas sobre o pagamento do Previne Brasil e a regulamentação do Piso Salarial da Enfermagem, dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias.

Um dos assuntos abordados pelos servidores durante a assembleia foi a dificuldade de acesso ao Programa Ipesaúde devido ao alto valor das mensalidades. A diretora do Sindiserve Glória, Itanamara Guedes, explicou que a luta pela implantação do Ipesaúde se deu desde 2015, mas só foi realizado o convênio em 2020 com a atual prefeita Luana Michele. É importante frisar que as regras do Ipesaúde para os servidores municipais são diferentes das regras para os servidores estaduais e que as prefeituras não cofinanciam o plano, assim como é feito pelo Governo do Estado.

Desta forma, os servidores devem pagar o valor integral das mensalidades. Entretanto, a grande maioria dos servidores recebem uma média salarial de 1 a 2 salários mínimos, o que dificulta a adesão deles ao plano de saúde. Por isso, se faz necessário a luta imediata para que a Prefeitura implante o auxílio saúde para que mais servidores possam ter acesso ao plano de saúde.

Outro ponto abordado foi a implantação da Jornada de Trabalho de 30 horas para os novos servidores da Assistência Social e da Educação. A direção explicou que depois de muita luta e negociação com a atual administração, foi estabelecido a jornada de 7 horas. Os servidores presentes avaliaram que essa redução para 35 horas se trata de uma conquista, mas que continuarão mobilizados para que seja, de fato, implantado as 30 horas e que haja isonomia da Jornada de Trabalho entre os servidores.

PISO SALARIAL E PREVINE BRASIL

Ainda foi debatido na assembleia, a implantação do Piso Salarial da Enfermagem, dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, que aguardam a liberação do recurso federal e o passe para o município para que possa ser implantado o piso.

A diretora Renata Oliveira informou que já se reuniu com a Secretária Municipal de Saúde, Samara Andrade,
para solicitar a regulamentação dos pisos salariais e o pagamento do Previne Brasil. A secretária informou que o pagamento dos pisos acontecerão assim que os recursos do governo federal forem repassados para o município. Já com relação ao Previne Brasil, ela comunicou que será atendido o pleito da categoria para o pagamento da gratificação ser bimestral.

PARTICIPAÇÃO DO DEPUTADO ESTADUAL IRAN BARBOSA

O Deputado Estadual Iran Barbosa, que foi convidado pela direção do Sindiserve Glória para prestigiar o forró, acompanhou a assembleia e, na ocasião, explicou sobre o funcionamento do Ipesaúde e colocou seu mandato à disposição dos servidores. Ele reafirmou seu compromisso com o fortalecimento do serviço público e com a valorização do funcionalismo municipal.