Escrito por: Iracema Corso
Crédito Imagem: Iana Queiroz
Sindicatos do serviço público estadual realizaram ato no evento ‘Sergipe é Aqui’, em frente ao Colégio Estadual Jorge Amado, em Nossa Senhora do Socorro, na manhã desta sexta-feira, dia 4 de julho.
A presidenta do Sindicato de Psicólogos (SINPSI), Daiana Alves, entregou o panfleto da manifestação nas mãos do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, que estava presente.
“Cobrei que o governador anunciasse oficialmente aos sindicatos quando o reajuste dos servidores do Plano de Cargo Carreira e Vencimento (PCCV) sairá. O governador respondeu que será em agosto. Solicitei que o governador fizesse o anúncio oficialmente aos sindicatos recebendo os dirigentes, pois estava difícil de saber quando haverá o reajuste, uma vez que a representante da Sefaz anunciou ontem na Alese que em 2025 não havia possibilidade de reajuste”, observou Daiana Alves.
Durante o ato, Daiana Alves reforçou que o pleito dos servidores é constitucional e a reivindicação é por direitos. “O SINPSI também vem aqui dizer: não à privatização da saúde!”.
O SINTESE participou do protesto e dialogou com o governador Fábio Mitidieri cobrando uma proposta concreta sobre a vinculação do triênio ao vencimento dos professores. Para falar sobre a realidade dos professores da rede municipal de Socorro, o SINTESE conversou e exigiu do prefeito de Socorro, Samuel Carvalho, o cumprimento da atualização do Piso Salarial, conforme determina a Lei; concurso público e democracia nas escolas.
A vice-presidenta da Central Única dos Trabalhadores (CUT-SE), Caroline Santos, participou do protesto e do diálogo com o governador de Sergipe e com o prefeito de Socorro.
“O ato foi um importante momento de reivindicação dos servidores públicos estaduais e também municipais de Nossa Senhora do Socorro. É preciso valorizar e investir nos servidores públicos, pois são eles que prestam os serviços necessários para a população. É imprescindível que tanto o governador Fabio Mitidieri, quanto o prefeito Samuel Carvalho abram um processo de negociação com os sindicatos, para discutir não só a pauta de revisão salarial, mas também de condições de trabalho, tanto para os servidores públicos estaduais e os municipais. A valorização desses trabalhadores e trabalhadoras tem como consequência direta a melhoria do serviço prestado”, declarou Caroline Santos.
No protesto, o dirigente do Sindicato dos Assistentes Sociais (SINDASSE), Anselmo Menezes, cobrou a necessidade de reajuste já, pois a data base dos servidores estaduais de Sergipe é em maio.
Luta Unificada
Durante o protesto, o SINDETRAN, SINTESE, SINDASSE, SINPSI, SINDINUTRISE, SINDASE, SINDVIP, SINTRASE, SINTASA, SINDIFARMA, SEESE, SINDCONAN, SINTRAFA, SINTAMA, SINTER e SINODONTO distribuíram o panfleto da luta unificada dos servidores públicos estaduais.
Confira abaixo o panfleto distribuído na manifestação de hoje: