Escrito por: Iracema Corso

SIMETAFRE se filia à CUT Sergipe

Fundado no ano de 2012, o SIMETAFRE se filiou à CUT com o objetivo de fortalecer a luta

A regulamentação da atividade de moto-taxi no município de Aracaju assim como a luta pela Convenção Coletiva da categoria ganham uma nova força com a filiação do Sindicato dos Moto-Taxistas, Moto-Frete e Moto-Entrega de Aracaju (Simetrafe) à Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE).

Fundado no ano de 2012 e atualmente presidido por Guimarães Neto Monteiro, o SIMETAFRE se filiou à CUT com o objetivo de fortalecer a luta e avançar nas conquistas para quem trabalha com moto em Aracaju.

O presidente do SIMETAFRE explica que hoje o sindicato representa aproximadamente 6.000 trabalhadores em Aracaju, dos quais 60% trabalham com o transporte de passageiros os outros 40% com Moto-Frete.

“Temos cópia das convenções do estado da Bahia e do estado de Pernambuco onde a Convenção Coletiva da categoria foi feita junto ao Sindicato de Transporte de Carga, temos cópia de convenção do estado do Rio Grande do Norte feito com a Fecomércio. Aqui em Sergipe precisamos avançar e conquistar a nossa Convenção Coletiva para garantir direitos para quem trabalha com moto”, explicou Guimarães.

Segundo Guimarães, é preciso de força política e união dos trabalhadores para que a Lei Municipal 4.831/2016 do moto-frete seja cumprida em Aracaju, assim como a lei federal 12.009/2009. “Queremos que os trabalhadores com moto sejam reconhecidos e possam até ter uma linha de crédito para renovar a frota de moto com o mesmo desconto que tem os taxistas”, declarou o presidente do Simetafre.

Guimarães conta que Aracaju possui algo em torno de 22 empresas, algumas com mais de 12 anos de funcionamento, mas o sistema de Moto-Taxi não é legalizado.

“A falta de legalização impede a aplicação de uma tabela de preços justa junto à SMTT, além de provocar uma situação de insegurança para motoqueiros e passageiros. Então nossa luta pela legalização do sistema de moto-taxi é de interesse de toda a população”, reforçou o presidente do Simetafre.

O presidente da CUT Sergipe, Roberto Silva, declarou que a central estará nesta luta pela regularização da atividade de moto-taxi em Aracaju.

“A filiação do SIMETAFRE é importante para a CUT, pois amplia a atuação da nossa central e assim nos somaremos à luta de uma categoria de trabalhadores que cresce a cada dia e que depende de união, fortalecimento e mobilização para fazer valer os seus direitos trabalhistas”, explicou Roberto.