Escrito por: Iracema Corso

Sindicalistas de Sergipe se preparam para 14º Congresso Nacional da CUT

De 19 a 22 de outubro, na cidade de São Paulo, o 14º CONCUT vai aprovar o Plano de Lutas para o próximo período, construir importantes debates, eleger nova Direção Executiva Nacional da CUT e o Conselho Fiscal

Levando o tema ‘CUT 40 Anos: luta, direitos e democracia que transformam vidas!’, o 14º Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores (CONCUT) vai acontecer na cidade de São Paulo, de 19 a 22 de outubro.

O Estado de Sergipe estará presente no 14º CONCUT representado por 25 delegados: dirigentes sindicais do SINTESE (Professores da Rede Estadual), SINDIPEMA (Professores de Aracaju), SINDIJUS (Servidores do Judiciário), SINDISAN (Urbanitários), SINDSOCORRO (Servidores Municipais de N. Sra. Do Socorro) e SINDSEMB (Servidores Municipais de Boquim) filiados à FETAM/SE (Federação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Sergipe), SINDIJOR (Jornalistas), SINTRAF-Aquidabã (Sindicato de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Aquidabã e SINDTIC/Se (Tecnologia da Informação).

Para a vice-presidenta da CUT/SE, Caroline dos Santos, os cenários nacional e internacional exigem diálogo e união da classe trabalhadora em defesa da dignidade humana, contra o retrocesso antidemocrático, as privatizações e perda de direitos conquistados a duras penas.

Programação

Junto à comemoração dos 40 anos da CUT, o Congresso Nacional da central fará a Premiação do Festival de Cultura da CUT com o tema ‘Democracia e Liberdade Sempre’. Momento decisivo do 14° CONCUT será a eleição e posse da Direção Executiva Nacional da CUT e do Conselho Fiscal, além da Aprovação do Plano de Lutas da CUT e Moções.

Logo no dia 19 de outubro, data da abertura do Congresso, estão previstos: Seminário Internacional; reunião dos Coletivos da CUT e Sessão Paralela sobre a Parceria EUA-Brasil pelos Direitos das Trabalhadoras e dos Trabalhadores.

Em meio à programação do 14º CONCUT, está previsto um Ato Público sobre as Eleições da Argentina, às 14h do dia 20 de outubro.

Além da discussão e aprovação do Estatuto, as Mesas Temáticas do Congresso Nacional da CUT vão tratar dos assuntos: Desenvolvimento Econômico Sustentável e Combate à Desigualdade; Reconstrução do Brasil, da Democracia, dos Direitos e da Soberania; Fortalecimento do Sindicalismo CUTista; Valorização da Negociação Coletiva e Atualização da Organização Sindical; Conjuntura e Desafios do Sindicalismo.

Leia também:

CUT divulga a programação do 14º CONCUT, a ser realizado de 19 a 22 deste mês

Central que completou 40 anos em agosto, se prepara para a 14ª edição do seu Congresso em que são definidas as lutas para os próximos quatro anos. Conheça a programação