Escrito por: Iracema Corso

Sindicatos protestam na UFS contra reforma administrativa e contra privatização

Em defesa do serviço público, contra as privatizações e a reforma administrativa, a Central Única dos Trabalhadores (CUT-SE), o SINTESE, o SINDIMED, SINDINUTRISE, SINPSI, SINDASSE, o SINDOMÉSTICA/SE, o SINDIPEMA, a CTB, ADUFS e o movimento estudantil, servidores públicos municipais organizados na FETAM, entre várias outras entidades que integram a Frente Ampla em Defesa do Serviço Público e Contra as Organizações Sociais, construíram uma manhã de luta na sexta-feira, dia 12/12, no Centro de Vivências da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Na ocasião do protesto, acontecia a segunda edição do Festival Estadual de Ciência, Tecnologia, Cultura, Cidadania e Empreendedorismo (Festa 2025), contando com a presença de representantes do Governo do Estado de Sergipe.

Manifestantes criticaram a postura privatista do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), que além de privatizar a Deso, transferiu a gestão da saúde pública através de contratos com empresas privadas.

“Estamos denunciando a situação dos professores da rede estadual neste momento. O secretário Zezinho sobral passou um ano negociando com os professores e agora com o ano letivo encerrado, o governador e secretário diz que não tem nada, zero de valorização para os professores que estão com os estudantes nas escolas fazendo o melhor possível. Por isso é muito importante essa solidariedade dos estudantes para nós professores”, declarou Roberto Silva, presidente da CUT-SE e do SINTESE.

Os dirigentes sindicais distribuíram panfletos alertando para o retrocesso da Reforma Administrativa que tramita no Congresso Nacional através da PEC 38, que pode acabar com o serviço público deixando a população sem assistência.

Acesse o portal NA PRESSÃO e envie mensagens aos deputados e senadores pedindo para que não aprovem a Reforma Administrativa que irá prejudicar toda a população brasileira.

Assista vídeos do protesto nas redes sociais da CUT-SE (acesse o link).