Sindicatos têm proposta de reajuste linear e querem reunião com Prefeito de Aracaju

Publicado: 04 Junho, 2024 - 17h44 | Última modificação: 04 Junho, 2024 - 17h51

Escrito por: CUT Sergipe

Na manhã da segunda-feira, dia 3 de junho, as lideranças sindicais das diferentes categorias de servidores públicos municipais de Aracaju se reuniram na sede do Sindipema para discutir os próximos passos do movimento sindical unificado.

Estiveram presentes dirigentes sindicais do SINDIPEMA, SINDASSE, SINPSI, SINDATRAN, SACEMA, SINTAMA, SINODONTO, SINTS, SEAME, SEESE, SIGMA, SINTASA e SEPUMA.

Depois da construção de protestos, paralisação e assembleia geral unificada no dia 22 de maio, os servidores municipais de Aracaju querem uma audiência com o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) para cobrar: Concurso Público; valorização e recomposição das perdas acumuladas em 5 anos de arrocho salarial; além de condições de trabalho para o serviço público municipal de Aracaju.

O movimento sindical tem dialogado com vereadores de Aracaju e conquistaram junto ao presidente da Câmara de Aracaju, Ricardo Vasconcelos (PSD), a garantia de que o projeto de lei de reajuste salarial de 4% não será votado, tendo em vista que o índice não atende à reivindicação dos trabalhadores.

O objetivo dos sindicatos é negociar com a Prefeitura de Aracaju um índice de reajuste geral linear que contemple todos os servidores e servidoras do município de Aracaju, sem exceção, devido a distorções na legislação municipal de Aracaju, alguns servidores públicos estão há quase 10 anos sem reajuste.

A presidenta do Sindicato dos Psicólogos do Estado de Sergipe, Daiana Alves, criticou a postura da Prefeitura de Aracaju que falha no quesito da transparência, pois até agora não apresentou qualquer estudo de impacto do reajuste na Folha de Pagamento.

“O movimento de ‘não dialogar’, ‘não negociar’, ‘não atender aos pleitos dos sindicatos’, ‘não apresentar o impacto na folha’, mesmo com dinheiro em caixa e havendo possibilidade para recomposição são atitudes antissindicais da gestão de Edvaldo Nogueira”, criticou Daiana Alves, presidenta do SINPSI.

Nesta quinta-feira, dia 6 de junho, os sindicatos de servidores municipais de Aracaju vão se reunir novamente para elaborar a agenda de luta para os próximos dias.