Sindijor Sergipe monta programação para o Mês do/a Jornalista
Publicado: 30 Março, 2026 - 11h14 | Última modificação: 30 Março, 2026 - 11h17
Escrito por: SINDIJOR/SE
Dia 7 de abril é o Dia do/a Jornalista e o Sindijor Sergipe preparou uma série de atividades para comemorar a data ao longo do mês de abril. Serão atividades envolvendo profissionais e estudantes de Jornalismo, reconectando sindicato, categoria e academia.
Nos dias 7 e 8 de abril, acontece a roda de conversa ‘Encontro de Gerações: compartilhando experiências e vivências do exercício do Jornalismo’. “A ideia é ter profissionais mais experientes e mais jovens de algumas áreas para conversar sobre as transformações do fazer Jornalismo, como mudanças tecnológicas, apuração, entre outros pontos”, disse a vice-presidenta do Sindijor Sergipe, Elisângela Valença. “Como vai ser muito conteúdo, dividimos a atividade em dois dias para aproveitarmos ao máximo essa troca de experiências e conhecimentos”, comentou o presidente do Sindijor Sergipe, Guilherme Fraga.
No primeiro dia, 7 de abril, entram em pauta Jornalismo Impresso, TV, Rádio e Colunismo Social. Entre os profissionais, estão nomes como Tamara Oliveira, Marcos Cardoso, Mayusane Matsunae, Paulo Sousa, Larissa Gaudêncio e Marcio Lyncoln.
No segundo dia, 8 de abril, as áreas em discussão serão Assessoria de Comunicação, Jornalismo Online e Redes Sociais & Blogs, com profissionais, como Caroline Sousa, Pábulo Henrique, Verlane Estácio, Max Augusto, Marcela Sousa e muito mais.
O evento vai acontecer, nos dois dias, às 18 horas, no auditório da Central Única dos Trabalhadores em Sergipe (CUT Sergipe), que fica na rua Porto da Folha, 1039, bairro Cirurgia, em Aracaju.
“Será um grande momento de troca de ideias e conhecimento, de construir relações e conexões entre profissionais e estudantes de uma área tão importante para a cidadania como o Jornalismo”, destacou Elisângela.
Extensão
No dia 29 de abril, acontece o lançamento do projeto ‘O jornalismo em Sergipe e suas pautas: grandes questões’, um projeto de extensão resultado da parceria entre Sindijor Sergipe e do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe (DCOS - UFS).
Serão oito encontros ao longo do ano de 2026, com direito a certificado em todos eles, trazendo discussões sobre diversos temas que envolvem o fazer jornalístico, como coberturas jornalísticas, inteligência artificial, entre outros, estreitando a relação academia, sindicato e mercado de trabalho, trazendo para reflexão a responsabilidade do jornalista com a informação e a sociedade.
“O tema do nosso primeiro encontro é a cobertura de feminicídios, assunto mais que urgente para nossa categoria e para a proteção da vida da mulher em nossa sociedade. Nesta edição, teremos a participação da SSP [Secretaria de Estado da Segurança Pública] e da SPM [Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres], ampliando a discussão”, disse a vice-presidenta.
O projeto de extensão será lançado às 18h, no dia 29 de abril, no auditório da CUT Sergipe.