Sindipema reage à tentativa da SEMED de mudar matriz curricular
Prefeitura de Aracaju pretende retirar aulas de Educação Física, História e Geografia sem apresentar estudo pedagógico
Publicado: 03 Dezembro, 2025 - 11h55 | Última modificação: 03 Dezembro, 2025 - 12h07
Escrito por: Assessoria de Comunicação Sindipema
Currículo Sem Rumo: Secretaria Municipal de Educação apaga História, perde o mapa da Geografia e fica sem fôlego na Educação Física
Nos últimos dias, tornou-se pública uma proposta da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju, de alteração da Matriz Curricular da rede pública municipal, que retira aulas de três componentes do currículo regular – História, Geografia e Educação Física – para, supostamente, abrir espaço à duas novas disciplinas – Educação Digital e Educação Ambiental –, mesmo não existindo obrigatoriedade da criação e os dois temas podendo ou devendo ser trabalhados de forma transversal
A proposta prevê a retirada de uma aula de Educação Física nos anos iniciais, a retirada de uma aula de Geografia e de uma de História nos anos finais para inclusão de Educação Digital e Educação Ambiental como componentes específicos.
Segundo a própria gestão, a mudança é motivada, principalmente, por necessidades financeiras, já que, segundo a SEMED a gestão anterior, do ex-prefeito Edvaldo Nogueira, realizou concurso público sem garantir previamente os recursos para pagar os novos professores.
Durante a reunião realizada na tarde do dia 27 com um grupo de professores de Educação Física, representantes da Secretaria de Educação informaram que, por decisão administrativa, a pasta optou por transformar as disciplinas de Educação Digital e Educação Ambiental em obrigatórias. Em diversos momentos, a proposta foi tratada como se já estivesse aprovada, embora a Matriz Curricular sequer tenha sido apresentada oficialmente ao CONMEA, órgão responsável pela análise e deliberação, ficando evidente, ainda, que não houve qualquer debate prévio com os departamentos responsáveis.
A gravidade da situação fez com que o SINDIPEMA agisse para barrar a investida da SEMED, ocupando espaços em programas de rádio, levando à população a seriedade do fato; também realizou plenária com a categoria para discutir a questão; está buscando os vereadores para validar a falta de fundamentação jurídica no intento da Secretaria Municipal de Educação, além de entidades de pesquisa para apoiarem a oposição à essa iniciativa da gestão municipal de mexer na Matriz Curricular.
Acesse o link e leia a NOTA TÉCNICA DO SINDIPEMA