SINDISPUC tem reunião proveitosa com prefeito Diogo Menezes
Sindicato busca solução para baixa remuneração, salário de dezembro e 13º atrasados, criação de Plano de Carreira e abono salarial
Publicado: 29 Janeiro, 2021 - 09h58 | Última modificação: 29 Janeiro, 2021 - 10h24
Escrito por: Iracema Corso
O valor inacreditável do salário base de R$ 510, pago aos servidores públicos de Carira, foi um dos assuntos da reunião de Valtenilson Santos Silva (presidente do SINDISPUC- SINDICATO dos SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS de CARIRA) com o novo prefeito Diogo Menezes, realizada no último dia 27 de janeiro. A reunião ainda contou com a presença dos dirigentes sindicais Renato Dória D’anunciação e Aderlan Silva Lima.
Também conhecido como Zominha, o dirigente sindical Valtenilson Santos afirmou que, em Carira, o salário mínimo é pago como se fosse uma espécie de ‘teto salarial’ dos servidores públicos municipais. O assunto já foi denunciado várias vezes pelo portal da CUT Sergipe. Os servidores de Carira estão há mais de 10 anos sem reajuste com ganho real. No entanto, Zominha avalia que a reunião com o novo prefeito foi proveitosa e deve gerar bons frutos.
Segundo o dirigente sindical, além do salário rebaixado, os servidores de Carira ainda não receberam o salário de dezembro e alguns servidores não receberam o 13º salário, dívidas da gestão anterior que estão em vias de serem pagas, assim que a atual administração receba o relatório com as informações, previsto para o dia 31 de janeiro. Em seguida, será agendada outra data para que o atual prefeito possa apresentar proposta de pagamento.
De acordo com Zominha, a reunião foi muito boa porque o prefeito Diogo sinalizou de forma positiva sobre os assuntos de reajuste salarial e criação do Plano de Carreira, Cargos e Salários do servidor. “Precisamos de um Plano de Carreira para o servidor de Carira. Hoje, os direitos e deveres dos servidores são norteados pela lei 566/2004, mas isso não basta. A remuneração dos servidores está tão rebaixada que perdemos o poder de compra”, explicou.
O dirigente sindical afirmou que novas reuniões serão realizadas para resolver todos os problemas. “Até lá, nós do sindicato vamos preparar um estudo de viabilidade financeira para levar ao prefeito mostrando que é possível a concessão do reajuste e também de um abono salarial para melhorar a remuneração dos servidores públicos. Junto com os professores, são mais de 900 servidores públicos em Carira. A baixa remuneração reflete de forma negativa em todo o comércio local”, comentou.
Há muito tempo, Zominha denuncia a remuneração inferior ao salário mínimo, e que é inconstitucional. “Desta vez, estamos com esperança de resolver o problema, pois através da reunião de 2h com o prefeito, percebi que há vontade política. Assim, pretendemos conquistar urgentemente o pagamento do salário de dezembro e o 13º atrasados; na sequencia, o reajuste na remuneração, o Plano de Carreira, o abono e salário digno para os servidores de Carira”, afirmou.