Sinditabi promove ato de assinatura de carta compromisso com candidatos a prefeito

Publicado: 03 Setembro, 2024 - 09h57 | Última modificação: 03 Setembro, 2024 - 10h03

Escrito por: Bruno Balbino Fetam

O Sindicato dos Servidores Municipais de Itabi (Sinditabi) realizou na sexta-feira, 30 de agosto, um ato significativo com os candidatos à prefeitura do município. Em reunião, os postulantes ao cargo de prefeito — Aldo Mota, Edina Nunes e Gabriella de Sá — assinaram a Carta Compromisso, comprometendo-se com as pautas e demandas do funcionalismo público municipal.

A carta, elaborada com a colaboração da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal – CUT (Confetam/CUT), da Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Sergipe (Fetam/SE) e dos sindicatos municipais cutistas, reflete os principais anseios dos servidores municipais de Itabi. O documento aborda sete eixos fundamentais, orientados para a valorização e defesa dos direitos dos trabalhadores do serviço público local.

Entre as principais reivindicações apresentadas na carta estão a implementação, até o final do primeiro semestre de 2025, de uma política de valorização salarial dos servidores públicos municipais, ajustando o salário base dos servidores efetivos ao patamar do salário mínimo nacional; o respeito ao Artigo 69 da Lei Municipal nº 170/2008, que prevê o reajuste anual dos vencimentos dos servidores públicos em abril de cada ano; e a realização de um estudo sobre a viabilidade de um concurso público até o final do próximo mandato, visando ao preenchimento de cargos vagos e à possível criação de novos postos na estrutura administrativa municipal.

"A assinatura da carta representa um momento histórico para o funcionalismo público municipal de Itabi, pois será a primeira vez em que os candidatos a prefeito se comprometem por meio de um documento. O Sinditabi espera que não fique só nas palavras, mas, que, um dos postulantes que ganhar a eleição cumpra com que se comprometeu com os servidores municipais de Itabi. Agradecemos aos três candidatos, Aldo Mota, Edina Nunes dos Santos e Gabriela de Sá, pelo comprometimento demonstrado com a categoria. A direção do sinditabi estará vigilante pelo cumprimento das pautas citadas na carta a partir de janeiro de 2025", frisou o presidente do Sinditabi, Davi Silva.

O ato de assinatura reflete o papel relevante do Sinditabi no cenário político e social de Itabi, destacando a atuação do sindicato em defesa dos direitos dos servidores municipais. A participação dos candidatos no compromisso firmado indica o reconhecimento da importância das pautas apresentadas e o desejo de construir uma gestão mais justa e eficiente para o funcionalismo e para a população de Itabi.