SINPAF e CUT seguem na luta contra práticas antissindicais na Embrapa
Luta contra despejo da seção sindical Sergipe da Embrapa e para barrar a tentativa de demissão de dirigente sindical de Sergipe foram tema de mais um diálogo com o ministro Márcio Macedo
Publicado: 03 Maio, 2023 - 15h22 | Última modificação: 03 Maio, 2023 - 15h43
Escrito por: Iracema Corso
A pesquisadora Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá assumiu na semana passada, a presidência da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o que sinaliza para uma mudança no cenário político e melhores condições de diálogo entre o SINPAF e a atual gestão da empresa pública.
Na terça-feira, dia 2 de maio, aconteceu no estado de Sergipe uma reunião importante entre diretores do SINPAF (Seção Embrapa) com o Ministro da Secretaria Geral da República, Márcio Macedo, o superintendente da Delegacia Regional do Trabalho de Sergipe, José Cláudio Silva Barreto, a diretora de Políticas Sociais da CUT, Itanamara Guedes, e o diretor nacional de Formação Sindical do SINPAF e presidente da Seção Codevasf, Jorge Vidal.
Segundo a diretora da CUT Sergipe, Itanamara Guedes, o avanço conquistado pela reunião foi o compromisso do ministro Márcio Macedo de dialogar com a nova presidenta da Embrapa sobre a ameaça de despejo do sindicato da sede da Embrapa e referente ao processo administrativo movido contra o presidente da Seção Sindical Embrapa Sergipe, Arnaldo Santos Rodrigues.
O dirigente sindical ameaçado de demissão, Arnaldo Rodrigues, participou da reunião na terça-feira, em Sergipe, e apesar das mudanças no cenário político, ele ainda está apreensivo. A seção sindical Sergipe do SINPAF funciona na sede da AEE (Associação dos Empregados da Embrapa), construída há décadas dentro do terreno da Embrapa e cedida em regime de comodato.
“Ainda estou aguardando a nomeação dos outros quatro diretores da Embrapa em âmbito nacional. Em Sergipe, a chefia da Embrapa continua a mesma, apesar de seu mandato ter vencido no último domingo, dia 30 de abril. Aqui continua um clima de tensão, a presidenta da AEE foi pressionada para despejar o sindicato e renunciou no último dia 24 de abril. A gente quer que este pesadelo da perseguição sindical acabe o quanto antes”, afirmou Arnaldo Rodrigues.
O diretor nacional de Formação Sindical do SINPAF e presidente da Seção Codevasf, Jorge Vidal, agradeceu o apoio da CUT, do ministro, do superintendente do Trabalho e de todos que apoiam esta luta contra a perseguição sindical que atinge o SINPAF. “A tentativa de demissão de Arnaldo é absurda e é injustificável”, declarou o dirigente do SINPAF.
Fim da Gestão Moretti
Além da tentativa de demissão do dirigente sindical Arnaldo Rodrigues, a antiga presidência nacional da Embrapa é acusada por várias práticas antissindicais, demissões sem justa causa, irregularidades diversas e até assédio sexual.
Por esta razão, no dia 13 de abril, o Conselho Nacional de Direitos Humanos publicou um documento LEIA recomendando a investigação interna e externa das denúncias de assédio moral, sexual, perseguição de caráter ideológico, científico e decorrente do exercício da atividade sindical, além da reintegração imediata de todas as trabalhadoras e trabalhadores demitidos da Embrapa sem motivação.