Escrito por: Iracema Corso
A luta por direitos iguais para as mulheres agricultoras e trabalhadoras do campo merece visibilidade e valorização. A secretária da Mulher do SINTRAF Lagarto, Ana Paula, conta que é dura a realidade de quem tem que conciliar a lavoura com as atividades domésticas.
“O período de descanso é curto, principalmente nos meses em que há colheita das produções. É difícil conseguir o empréstimo do Pronaf no Banco do Nordeste, seja pra animal ou para plantação. É também muito difícil conseguir políticas públicas, e por isso a Macha das Margaridas é tão importante porque mostra para o Brasil a luta da mulher agricultora”, afirmou a secretária sindical Ana Paula. (Acesse o link e leia o texto de Ana Paula).
Sabendo das dificuldades enfrentadas pela mulher do campo, o SINTRAF Lagarto convocou uma assembleia geral para a manhã da próxima segunda-feira, dia 13 de março, com o objetivo de reunir as mulheres agricultoras dos 150 povoados do município de Lagarto para participar da programação de luta referente ao Dia Internacional da Mulher.
A atividade está prevista para começar às 9h da manhã e vai contar com Apresentação Folclórica da ASFLAG; Debate sobre a Construção da Marcha das Margaridas 2023, com Cleide Matias; Palestra sobre “Violência Doméstica” com a delegada Vanessa Moura Feitosa; além do sorteio de brindes.
Para Mulheres
No Dia Internacional da Mulher, o SINTRAF Lagarto foi ao Povoado Pururuca para levar a orientação às agricultoras da região sobre Direitos Previdenciários e a importância da mulher trabalhadora se informar e se organizar para poder acessar os benefícios e direitos conquistados com muita luta. A ação foi realizada junto com a Prefeitura de Lagarto através do projeto Caravana da Cidadania.
Na véspera, terça-feira, dia 7 de março, o SINTRAF Lagarto participou de uma parceria com a equipe do Cerest que reuniu as diretoras sindicais, suplentes e funcionárias para fornecer orientações sobre a importância do cuidado com a saúde feminina.
Evandro Silva, presidente do SINTRAF Lagarto destacou que a força da mulher agricultora é muito importante no dia-a-dia de luta do sindicato.
“Nossa diretoria é composta em sua maioria por mulheres agricultoras que são fundamentais para a vitória do nosso sindicato. São articuladas, inteligentes, com carisma ao lidar com as pessoas, muita dedicação, elas tem uma atuação excelente aqui. As mulheres agricultoras são guerreiras e sabem a importância do sindicato para a conquista dos direitos. Faremos uma homenagem para expressar nossa admiração e reafirmar que estamos juntos nesta luta, inclusive na construção da Marcha das Margaridas 2023”, afirmou Evandro.
Ficou interessado e quer colaborar com a Marcha das Margaridas? Entre em contato com o SINTRAF Lagarto e compre a Rifa no valor de R$ 10 e concorra ao sorteio de um carro e vários prêmios.