MENU

SIRI NA LATA inspira a criação de novos blocos de luta sindical em Aracaju

Nesta sexta-feira, dia 17 de fevereiro, a partir das 9h, na Pça Fausto Cardoso, vai ter o bloco Axé Kizomba e o Descidão dos Quilombolas

Publicado: 16 Fevereiro, 2023 - 17h38 | Última modificação: 16 Fevereiro, 2023 - 18h09

Escrito por: Iracema Corso

notice

Em sua 17ª edição, o bloco de carnaval da CUT está crescendo e inspirando novos blocos de luta sindical. Ao lado do SIRI NA LATA, no mesmo cortejo, vão sair os blocos: SEM ANISTIA, DEVOLVA MEUS 14% e 500 PELO PISO. Acesse o link e saiba algumas das lutas que o SIRI NA LATA vai levar para o desfile de carnaval neste ano.

Já estamos a poucas horas da saída do bloco em Aracaju. E vale a pena contar um pouco da história dos grupos musicais que neste ano vão se apresentar.

O bloco Axé Kizomba já possui 33 anos de existência e de atuação na comunidade do Santos Dumont e adjascências, como explica o coordenador do bloco, o professor Gibaldo.

“Sempre nos somamos na luta dos trabalhadores, na luta da juventude periférica e negra por uma educação plural, democrática e justa; por um sistema de saúde que seja único; por mais emprego; por moradia – porque o déficit de moradia é muito grande; e por um salário mínimo com o valor real para atender às necessidades do trabalhador brasileiro. Nos somamos nesta luta, é uma forma da gente educar a população juvenil para lutar por justiça social e sempre antenado nas categorias profissionais e junto às lideranças das comunidades”, explicou o professor Gibaldo.

Defensor dos Pontos de Cultura e da valorização dos saberes populares, o professor Gibaldo destacou que os últimos anos de golpe contra a democracia não foram fáceis para quem é artista, pois a criminalização do trabalho artístico, o desinvestimento e o desmonte das políticas públicas conquistadas no setor foram enormes.

Niquinba, presidente do Descidão dos Quilombolas, bloco criado em 2015, também comentou que os anos de retrocesso para a cultura brasileira foram anos de sofrimento, burocracia e muito sacrifício. “A gente espera que neste Governo Lula, o nosso povo guerreiro e nordestino tenha mais valorização da nossa cultura. Temos esperança no novo governo e nós da resistência somos muito fortes”, afirmou a liderança comunitária do Geruzinho.

O convite já está feito. Agora é só chegar junto mesmo na Praça Fausto Cardoso, às 9hs, no Centro de Aracaju, pra ver de perto o bloco Axé Kizomba e o Descidão dos Quilombolas puxando o SIRI NA LATA, SEM ANISTIA, DEVOLVA MEUS 14% e 500 PELO PISO.