Escrito por: Iracema Corso
No Dia 11 de agosto, em São Paulo, aconteceu o Primeiro Encontro Intersetorial do Brasil organizado pela WIEGO (Mulheres no Emprego Informal: Globalizando e Organizando). A tesoureira do Sindicato de Trabalhadores Domésticos de Sergipe (SINDOMESTICO/SE) e dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE), Quitéria Santos, participou dos debates.
O objetivo principal do encontro foi a construção da solidariedade entre categorias de trabalhadores informais. Portanto a luta cotidiana de trabalhadoras domésticas diaristas, trabalhadores ambulantes, catadores de lixo reciclável e todas as categorias de trabalhadores informais foi o ponto central das discussões.
“O movimento sindical no Brasil tem a tarefa de construir a mobilização do trabalhador informal, pois com o desemprego crescendo, esta é a realidade do nosso povo. Como a polícia e os fiscais da Prefeitura abordam os vendedores ambulantes? Precisamos pensar nisto. Estamos na luta para que haja uma lei que ampare os trabalhadores individuais, essa nova classe de trabalhadores. Um dia todos foram trabalhadores de carteira assinada e hoje estão encarando esta realidade por motivo do desemprego”, avaliou Quitéria Santos.
No Encontro Intersetorial foi compartilhada a 'Cartilha de Informações ao Trabalhador em Domicílio'. Ainda foram discutidos os desafios, a construção de ações em comum para fortalecer a unidade da classe trabalhadora e a elaboração de possíveis estratégias de organização e representação dos trabalhadores na economia informal.