Escrito por: Iracema Corso
Um webinário especial, permeado pelas manifestações da cultura afro-nordestina, de caráter reflexivo e de combate ao racismo estrutural antinegro, está sendo construído coletivamente por dirigentes sindicais dos nove estados nordestinos.
‘Vidas negras importam na formação do Nordeste’ foi o tema escolhido. A atividade cultural, de combate ao racismo e às várias formas de violência contra a população negra acontecerá no dia 18 de novembro, das 15h às 16h30, transmitida pela plataforma zoom.
Secretária de Combate ao Racismo da CUT/SE, Arlete Silva será uma das palestrantes que está construindo o webinário e vai falar sobre a experiência durante a pandemia da Covid-19 e o contato com trabalhadoras e trabalhadores informais, autônomos e desempregados.
"Está sendo um momento de muito aprendizado para ambas as partes. Pudemos colaborar com a doações e neste dia 20 de novembro vamos celebrar um passo importante para o fortalecimento da luta destes trabalhadores informais através da filiação de suas associações à CUT Sergipe”, revelou a sindicalista Arlete Silva.
Mês da Consciência Negra
Outras atividades especiais estão previstas para celebrar o Novembro Negro com luta, reflexão, cultura e muita beleza.
No dia 20 de novembro, a CUT/SE organiza em sua sede, logo pela manhã, uma ação pública de filiação das associações de artesãs, pescadores, apicultores e catadoras de mangaba.