Escrito por: Assessoria de Comunicação Sindiserve Glória
A Categoria receberá 50% do recurso da 13ª parcela do incentivo do Programa ACS e ACE
A Agente de Saúde e Coordenadora Geral do Sindiserve Glória, Renata Oliveira, se fez presente na reunião convocada pela Secretária Municipal de Saúde, Samara Aragão, com os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemeias para tratar sobre diveros assuntos relacionados ao trabalho da categoria, como o pagamento da gratificação do Incentivo Financeiro de Assistência Complementar e o Programa Previne Brasil, na manhã desta quinta-feira, 05.
A Secretária informou que a prefeitura acatou o pleito da categoria e do sindicato, e pagará a gratificação aos profissionais do Incentivo Financeiro de Assistência Complementar (13ª parcela), sendo que 50% do recurso será destinado para manutenção do Programa de Agente Comunitário de Saúde e de Combate às Endemias e os outros 50% para o pagamento da gratificação aos profissionais. A secretária não confirmou se o pagamento será efetuado ainda em janeiro, já que é necessário o envio de Projeto de Lei para a Câmara de Vereadores, mas ressaltou que a administração municipal pretende efetuar o pagamento ainda este mês.
A diretora e ACS, Renata Oliveira, reafirmou que o pleito para que o recurso do repasse do incentivo financeiro fosse destinado também para pagamento de gratificação aos servidores é antiga e representa uma conquista coletiva por valorização e reconhecimento deste profissionais, que prestam um serviço de suma importância no cuidado da saúde da população. Ela ainda reforçou a necessidade da administração manter o diálogo com o sindicato, já que as pautas são debatidas e negociadas nas reuniões entre a gestão e a entidade sindical, que possui legitimidade política e legal para tratar das demandas do funcionalismo público.
PREVINE BRASIL
Durante a reunião, um dos temas debatidos foi o pagamento da gratificação do programa Previne Brasil. A secretária informou que é necessário discutir os critérios da gratificação e que se reunirá com a direção do sindicato para debater o assunto. Sobre o pagamento da última parcela do quadrimestre de 2022, ela comunicou que o recurso ainda não foi repassado pelo Ministério da Saúde.