Aracaju recebe trabalhadores da Embrapa, Codevasf e Emepa para Plenária do SINPAF
Publicado: 05 Maio, 2023 - 12h18 | Última modificação: 05 Maio, 2023 - 13h10
Escrito por: Iracema Corso
Trabalhadores da Embrapa, da Codevasf e Emepa de toda a região Nordeste estão chegando a Aracaju para participar da 30ª Plenária Regional do SINPAF (Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário), que acontece nos dias 6 e 7 de maio, sabádo e domingo.
Serão dois dias de debates importantes sobre os desafios nas relações de trabalho, terceirização, assédio moral, saúde do trabalhador, a atuação de mulheres no sindicato, entre outras temáticas.
Neste momento em que o presidente da seção sindical Sergipe (Embrapa), Arnaldo Rodrigues sofre ameaça de demissão através de processo administrativo, torna-se ainda mais importante fazer o debate sobre a temática do assédio moral e fortalecer a luta contra práticas antissindicais.
Na plenária também acontecerão debates importantes de relevância nacional como 'O sistema de pesquisa agropecuária no Brasil e o papel da Embrapa na reconstrução do País e no combate à fome'.
O tema da água será debatido com os companheiros e companheiras da Codevasf (empresa que faz a gestão de importantes bacias hidrográficas) e da Embrapa na mesa com o tema 'A água, essência da vida: qual a proposta institucional e qual a proposta dos movimentos sociais?'.
No domingo será discutido o Acordo Coletivo de Trabalho da Embrapa e da Codevasf e vai ser feita a eleição do CNN (Comissão Nacional de Negociação). A última mesa de debate vai abordar 'O desafio das relações do SINPAF com o Parlamento, Governo e movimentos sociais'.