Sexta 12/12 tem ato na UFS. Em defesa do serviço público, participe desta luta
Publicado: 09 Dezembro, 2025 - 11h22 | Última modificação: 09 Dezembro, 2025 - 11h39
Escrito por: Iracema Corso
Contra a reforma administrativa e contra a precarização do serviço público, o movimento sindical, o movimento estudantil e mandatos políticos de esquerda vão construir o ato Mobilização das Três Esferas em Sergipe. O protesto será no Centro de Convivência da UFS, na próxima sexta-feira, dia 12 de dezembro, a partir das 9h da manhã.
Presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-Sergipe) e do SINTESE, o professor Roberto Silva alerta que é preciso combater a destruição do serviço público.
“O serviço público está sob ataque. Por isso faremos um ato unificado da esquerda contra o desmonte do serviço público e contra a reforma administrativa, o Projeto de Emenda Constitucional (PEC 38) que tramita no Congresso Nacional. É importante que a classe trabalhadora esteja mobilizada porque a reforma administrativa destrói o serviço público que beneficia o conjunto da população brasileira, ela ataca os servidores públicos e ela desmonta todo o financiamento da educação e da saúde, e destruindo brutalmente as políticas públicas do nosso País. Em Sergipe, nós estamos convocando todos e todas para dizer não à destruição do serviço público brasileiro”, declarou Roberto Silva.
Pelo fortalecimento do serviço público
Sinal de alerta! Reportagem publicada no site da CUT Brasil aponta que as próximas três semanas serão determinantes para barrar a PEC 38/25, a reforma administrativa dos deputados Hugo Motta, Pedro Paulo, Zé Trovão e demais apoiadores.
Segundo declaração do próprio Pedro Paulo, existe o risco de que a PEC 38/25 seja incorporada, por manobra, a outra proposta já pronta para votação, como a PEC 32/20, de Bolsonaro-Guedes, considerada por especialistas uma das piores peças sobre administração pública já enviada ao Congresso Nacional. Mas a PEC 38/25 conseguiu ser ainda pior.
As mobilizações avançam e a atuação nas redes continua indispensável. Inclusive 34 deputados federais já retiraram sua assinatura de apoio à proposta. Entretanto, para que a PEC seja formalmente retirada de tramitação, é necessário que 86 deputados confirmem a retirada de suas assinaturas.
Para fortalecer a luta, a ferramenta “Na Pressão”, disponibilizada pela CUT, segue ativa e atualizada. Veja aqui os deputados que ainda assinam a PEC 3Oitão e entre em contato. Peça para que retirem suas assinaturas dessa proposta que destrói os direitos do povo!
Enquanto a PEC 38 tramita no Congresso Nacional, em Sergipe e em Aracaju, o cenário é de terceirização desenfreada no serviço público, inclusive este foi o tema de audiência pública na Câmara Municipal de Aracaju. Acesse o link e leia a matéria para saber como acontece a precarização das relações de trabalho na saúde e assistência social que massacra a classe trabalhadora e deixa a população sem o serviço público.
Com informações da CUT Brasil