• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

 Sindmuse/Se na luta pela autonomia dos músicos

Publicado: 16 Novembro, 2020 - 11h31 | Última modificação: 16 Novembro, 2020 - 11h43

Escrito por: Iracema Corso

notice

O Sindmuse Sergipe fez uma denúncia à mídia nacional da relação injusta entre músicos e alguns empresários da música em Sergipe.

A denúncia deu origem a uma reportagem de Roberto Cabrini, veiculada pelo programa Conexão Repórter do SBT.

Para Tonico Saraiva, a denúncia conquistou a repercussão desejada. “Nosso objetivo era tirar os músicos das unhas dos empresários. Não é justo que, na música, o profissional que toca e canta fique com a menor parte do dinheiro", afirmou.

Segundo o sindicalista, esta pauta da autonomia dos músicos foi levada à Funcap e outros órgãos do Poder Público. "Foi importante a mudança da conduta de Prefeituras e do Estado que passaram a pagar diretamente aos músicos através de Mei ou de nota avulsa", revelou Tonico.

Tonico acrescentou que não foi fácil fazer a denúncia. "Sofremos muita perseguição, mas estamos contentes com o resultado do nosso trabalho, pois isso é um avanço enorme para a cultura de Sergipe. Peço aos artistas sergipanos que não se deixem ser enganados novamente", reforçou Tonico.

Para a luta continuar, segundo Tonico Saraiva, os trabalhadores da música precisam apoiar mais o seu sindicato. "Só através do apoio dos músicos, poderemos avançar mais do que conseguimos nesses quatro anos", afirmou.

Leia também: Campanha SOS Músicos arrecada 6 toneladas de alimento

** Acesso à lei Aldir Blanc melhora situação dos músicos diante da pandemia Covid-19