Escrito por: Iracema Corso
O Sindmuse Sergipe fez uma denúncia à mídia nacional da relação injusta entre músicos e alguns empresários da música em Sergipe.
A denúncia deu origem a uma reportagem de Roberto Cabrini, veiculada pelo programa Conexão Repórter do SBT.
Para Tonico Saraiva, a denúncia conquistou a repercussão desejada. “Nosso objetivo era tirar os músicos das unhas dos empresários. Não é justo que, na música, o profissional que toca e canta fique com a menor parte do dinheiro", afirmou.
Segundo o sindicalista, esta pauta da autonomia dos músicos foi levada à Funcap e outros órgãos do Poder Público. "Foi importante a mudança da conduta de Prefeituras e do Estado que passaram a pagar diretamente aos músicos através de Mei ou de nota avulsa", revelou Tonico.
Tonico acrescentou que não foi fácil fazer a denúncia. "Sofremos muita perseguição, mas estamos contentes com o resultado do nosso trabalho, pois isso é um avanço enorme para a cultura de Sergipe. Peço aos artistas sergipanos que não se deixem ser enganados novamente", reforçou Tonico.
Para a luta continuar, segundo Tonico Saraiva, os trabalhadores da música precisam apoiar mais o seu sindicato. "Só através do apoio dos músicos, poderemos avançar mais do que conseguimos nesses quatro anos", afirmou.
Leia também: Campanha SOS Músicos arrecada 6 toneladas de alimento
** Acesso à lei Aldir Blanc melhora situação dos músicos diante da pandemia Covid-19